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O Novo Ensino Médio surgiu das mudanças
na Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (LDB), realizadas em 2017, das novas Diretrizes
Curriculares Nacionais para o Ensino Médio
(DCNEM), atualizadas em 2018, e da Base Nacional
Comum Curricular para o Ensino Médio (BNCC),
homologada em 2018. Esses documentos definiram uma
nova organização curricular para o
segmento, que passou a ser composto de duas partes
indissociáveis: a Formação
Geral Básica e os Itinerários Formativos.
O Ensino Médio é a etapa final da
Educação Básica, composta de
um grupo heterogêneo de adolescentes.
A compreensão do perfil identitário
desse público é condição
essencial para prepará-lo para os desafios
da sociedade contemporânea. O ENSA oferece
uma proposta pedagógica que tem como propósito
garantir a consolidação e o aprofundamento
dos conhecimentos construídos no Ensino Fundamental,
essenciais nessa etapa final da Educação
Básica. Além de possibilitar o prosseguimento
dos estudos a todos aqueles que assim o desejarem,
o Ensino Médio deve atender às necessidades
de formação geral indispensáveis
ao exercício da cidadania e construir “aprendizagens
sintonizadas com as necessidades, as possibilidades
e os interesses dos estudantes e, também,
com os desafios da sociedade contemporânea”.
(BNCC, 2018,p. 465 4-465).
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